Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 1 DE AGOSTO DE 2014

Email
HOME
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  01/08/2014   Para analistas, racionar água em SP seria ineficaz - A eficácia de um eventual racionamento de água é tecnicamente discutível, afirmam em...     01/08/2014   Socorro a elétricas terá um ano de carência e taxa maior - Os bancos discutem neste momento a taxa a ser cobrada no novo empréstimo para ...     01/08/2014   Terminal portuário da ADM na região de Barcarena (PA) começa a operar - SÃO PAULO - A multinacional americana ADM, uma das maiores empr...     01/08/2014   Logística nos EUA dá "suporte extra" à soja - As estimativas indicam que os Estados Unidos terão, no ciclo 2014/15, uma supersafra de soj...     01/08/2014   Cliente da Telefônica compra mais serviços - Teixeira, da Telefônica: "A tendência do mercado é que 100% dos clientes tenham smartphones ...     01/08/2014   Venda de máquinas acumula queda de 13,2% no primeiro semestre - Após um primeiro semestre mais fraco na indústria de máquinas e equipamen...     01/08/2014   FAB tenta estimular fornecedores nacionais - Christian Conde Antônio, presidente da Contec: "Fornecemos um lote de 20 para-brisas complet...     31/07/2014   Petrobras apura e confirma atuação de lobista - Na investigação interna para apurar a influência do lobista João Augusto Henriques na int...     31/07/2014   Saab vai atualizar especificação do Gripen - A Saab entregará à Força Aérea Brasileira (FAB), amanhã, a atualização das especificações té...     31/07/2014   Vendas de carros mostram forte queda em julho - Copa do Mundo reduziu o movimento nas concessionárias e os licenciamentos de automóveis c...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

16/09/2005

Quais os desafios a serem enfrentados?

Destaques

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Segundo os especialistas ouvidos por LogWeb, assumir riscos, entrar sempre atualizado para o exercício de suas funções e superar os entraves próprios do Brasil são alguns deles.

Desafios a serem enfrentados pelos profissionais de logística integram o terceiro tópico analisado nesta série especial.
Por exemplo, Cristiano Cecatto, consultor sênior de Logística e Supply Chain Management da Qualilog Consulting, ensina que a responsabilidade do profissional de logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semi-acabados e estoques de produtos acabados, no local onde são requeridos e ao menor custo possível.

É por meio do processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma empresa industrial e os produtos são distribuídos para os consumidores pelos diversos canais. “O principal desafio desses profissionais é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível. O escopo de trabalho da logística é detalhado e complexo, exigindo profissionais responsáveis pelo planejamento e pela administração desse trabalho”, completa.
Ainda sobre os desafios a serem enfrentados pelos profissionais de logística, Eduardo Banzato, vice-presidente do Instituto IMAM, instrutor, consultor e diretor da IMAM Consultoria, diz que o principal é ter a capacidade de assumir riscos com base nos conhecimentos adquiridos, envolvendo e comprometendo pessoas em relação às oportunidades que a logística oferece aos negócios.

“O tempo é inclemente. Os contratantes querem experiência já e nem todos tiveram no passado recente esta oportunidade. A curva de aprendizado tem que ser dominada rapidamente e os mais novos terão dificuldades. Equilibrar o uso do tempo para trabalho, estudo, pesquisa, visitas técnicas (benckmarking) é o desafio do profissional de logística”, diz Claudirceu Batista Marra, diretor técnico da Vantine Solutions.

Para Cézar Sucupira, diretor da Cezar Sucupira Educação e Consultoria, são vários os desafios. “Entre os que podemos citar, teríamos; a) o desafio de estar permanentemente se instruindo das novas técnicas para o exercício de suas funções; b) o desafio de estar em permanente estado de atenção para com as ‘notícias’ que envolvem a logística, pois o ambiente logístico, do ponto de vista macro e micro, está em constante e veloz mutação; c) o desafio de conseguir influenciar seus pares e superiores nas organizações de que a logística tem de ser um capítulo importante do planejamento estratégico das mesmas.”

Para Mauro Vivacqua de Chermont, sócio-gerente da Chermont Engenharia e Consultoria, existe um desafio que se destaca dos demais e que precisa ser enfrentado e superado pelos profissionais, em qualquer ramo de atividade: ser capaz de manter sua integridade pessoal e profissional em um ambiente onde a tentação para atravessar o limite da decência é enorme. “Poderia falar nos crônicos desafios brasileiros: falta de recursos, baixo nível de escolaridade, infra-estrutura precária (risco do ‘apagão logístico’) etc. Mas prefiro insistir: o maior desafio é permanecer incólume no ambiente moralmente hostil em que vivemos”, completa o gerente da Chermont.

Já para Adelar Markoski, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração, com a disciplina Logística Empresarial na URI-RS e UNOESC-SC, podem ser destacados três desafios para o profissional de logística: tecnologia, processos e consumidores. Relativo à tecnologia, há que se estar atualizado em relação às inovações que podem ser utilizadas para o processo da informação ao longo da cadeia produtiva. O desafio em relação aos processos é que não devem ser considerados apenas no âmbito empresarial, mas de montante a jusante da cadeia. E por fim, independente da altura em que a empresa se encontre na cadeia, ela precisa ter o entendimento que deve atender aos consumidores que estão a jusante.

“Conhecer constantemente as novidades do mercado e aplica-las. Estar pesquisando e aplicando o benchmarking dentro de excelências de práticas de necessidade de seu segmento. Estar no mercado fazendo relacionamento na busca de novidades. Ser agressivo em estudos e opções dentro de utilização de seus processos.” Estes são os desafios do profissional de logística, segundo Waldeck Lisboa Filho, professor na cadeira de Logística, Administração de Materiais e Marketing e consultor independente na área de logística, atuando no Recife.

Para Christianne Coletti Anderaus Cassis, coordenadora dos cursos tecnológicos da área de gestão da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, os desafios envolvem entender a essência dos problemas de logística da empresa e encontrar soluções de longo prazo.
“Hoje, o principal desafio não são as ferramentas, mas, sim, elaborar uma estratégia diante da precária infra-estrutura logística do país. As tributações, a atual situação dos portos e dos modais são alguns obstáculos que atrapalham a execução de um projeto logístico. Você sabe o que precisa, mas não consegue realizar por conta da infra-estrutura. Estabelecer parcerias ou entendimento comerciais para conseguir fazer realizar de forma eficiente os projetos é a grande solução para este problema”, diz, por seu lado, Miriam Korn, gerente de desenvolvimento de negócios da Mclane do Brasil.

Por fim, para Paulo Rago, diretor-presidente do CETEAL - Centro de Estudos Técnicos e Avançados em Logística, os desafios a serem enfrentados pelos profissionais de logística podem ser relacionados em sete tópicos.
O primeiro é infra-estrutura em todos os sentidos (estradas, portos, aeroportos, terminais ferroviários, transportes em geral), complicativos fiscais, falta de processos e tempos definidos em atividades normais (ex. Receita federal), etc. “Este fato, em minha opinião, tem um paradoxo: faz com que o profissional de logística do Brasil seja um dos melhores do mundo, pois nenhum outro país do mundo tem tantos entraves operacionais, culturais e geográficos como o nosso”, diz Rago.

O segundo tópico, ainda segundo ele, é a cultura empresarial, ainda, na sua maioria, enxergando a logística como uma atividade meramente operacional e não estratégica, gerando, assim, ainda muitos processos sem planejamento prévio e trabalhando quase sempre para “apagar incêndios” e não para evitá-lo.
O terceiro tópico envolve a dificuldade da empresa em saber quais são as reais necessidades de um cliente quanto ao serviço logístico e assim poder adequá-lo ao real nível de serviço oferecido e custo condizente.

O quarto tópico é trabalhar com custos logísticos ainda altos, gerados por ineficiência de processos, falta de integração/colaboração entre departamentos internos de uma organização, fornecedores e clientes e os recursos disponíveis em nosso país.

O quinto desafio é conseguir medir corretamente seus processos e atividades devido à falta de entendimento de alguns parâmetros e custos, bem como, em alguns casos, vencer a própria barreira quanto a apresentar para a empresa e o mercado o real nível de serviço atingido quanto à eficácia e custos envolvidos.

O sexto desafio é o entendimento do que é logística pelos profissionais de outras áreas, fazendo com que muitas vezes tenha que “fazer mágica”, por exemplo, para atender a uma solicitação comercial, ou ainda, para abastecer uma linha de produção.
Por fim, o sétimo desafio é a escassez de ensino de qualidade para os profissionais e a condição de poder usufruir isto em grande escala.

 

Por Portal LogWeb

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Recomendar   Imprimir

Clique para ampliar

Leia Também

Para analistas, racionar água em SP seria ineficaz

Sabesp: Racionamento está descartado no momento, diz diretor

Dilma: Não vai faltar energia no Brasil, mas em SP pode faltar água

Governo de SP diz que há reservas suficientes e descarta racionamento

Governo de São Paulo e MPF debatem sobre racionamento de água

Socorro a elétricas terá um ano de carência e taxa maior

Terminal portuário da ADM na região de Barcarena (PA) começa a operar

Logística nos EUA dá "suporte extra" à soja

Cliente da Telefônica compra mais serviços

Venda de máquinas acumula queda de 13,2% no primeiro semestre

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

UFRGS

Federasul

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística